segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ciclo Frigorifico


Agora que já vimos, os compressores e os condensadores, vamos baixar a pressão e falar dos dispositivos de expansão.
Como já dito, o dispositivo de expansão tem a finalidade de realizar uma queda brusca de pressão e temperatura no fluido refrigerante para trocas de calor no evaporador, assim como qualquer componentes do ciclo frigorifico, o dispositivo de expansão existe vários tipos e características construtivas.

Tubo capilar
O tubo capilar é um tubo de diâmetro interno reduzido, seu nome técnico é intercambiador de calor por ele estar sempre enrolado ao tubo de sucção, trocando calor com o mesmo nos casos de refrigeradores (geladeiras). 
Normalmente feito de cobre, o tubo capilar é comum em sistemas de refrigeração de pequena capacidade: geladeiras, aparelhos de ar condicionado (janelas, splits) e freezers. O diâmetro interno do tubo capilar varia de 0,5 a 2,0 mm e o comprimento, de 1,5 até 3,5 m.
Algumas vantagens do tubo capilar: simplicidade, por não apresentar partes móveis; custo baixo; equalização das pressões do sistema nas paradas; redução da quantidade e custo do refrigerante e eliminação da necessidade do tanque coletor. 

Pistão expansor (piston accurator)
Este tipo de dispositivo tem sua maior utilização em equipamentos condicionadores de ar do tipo split a partir da capacidade de 18000 btu/h, que deve ser instalado pelo próprio instalador. Constituído por duas porcas, dois retentores, um pistão para refrigeração, um de aquecimento quando necessário e um corpo (accurator), fabricado em latão, tem grande facilidade de ajustes, por se tratar de um dispositivo que apresenta partes moveis, porem mais sujeito a manutenção e vazamentos.

Válvula de expansão termostática
Dispositivo este que tem um maior controle no fluxo do fluido refrigerante em relação aos outros dois que já vimos, como nome já diz: válvula, isso quer dizer que é possível a regulagem da mesma para controle manual do fluxo do fluido, e termostática, pois ela irá controlar o fluxo do fluido refrigerante para dentro do evaporador "automaticamente", conforme a leitura de temperatura feita através de um bulbo sensor instalado na saída do evaporador (linha de sucção). A válvula de expansão pode ser com equalização interna ou externa. Tudo isso afim de manter a carga térmica prevista para o sistema, controlando temperatura de evaporação e superaquecimento.


Válvula de expansão eletrônica
Assim como a válvula de expansão termostática, este dispositivo também tem a função de controlar o fluxo de fluido refrigerante para o evaporador, porem com uma maior qualidade  eficiência, devido seu sistema de controle eletrônico, onde consiste de um transdutor de pressão em conjunto ao controlador eletrônica, as resposta para a válvula são muito mais rápidas, controlando o fluxo do fluido refrigerante entre cem e zero porcento de abertura da válvula, coisa que a válvula termostática não executa, apenas abertura total, nunca seu fechamento total.

Você poderá encontrar diversos componentes utilizados na área de refrigeração e climatização acessando o link abaixo:
http://products.danfoss.com.br/refrigeration-and-air-conditioning/ 

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Eu necessito de uma válvula de expansão Hitachi com número 0.57

    ResponderExcluir