terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ciclo Frigorifico


Mais uma vez para darmos continuidade no assunto, hoje vamos falar do Evaporador, seu funcionamento e características.
Com a função muito parecida com a do condensador, o evaporador é um trocador de calor que tem a finalidade de absorver o calor, isto através de trocas de calor com ar, água ou ambas. Desta forma iremos encontrar diversos tipos de evaporadores, tais como.

Evaporadores a Ar
Este evaporador muito utilizado em refrigeradores domésticos, conhecido como evaporador onbord, tem como principio a troca de calor com o ar, através da convecção natural, onde o ar se movimenta através da diferença de densidade (ar quente sobe e ar frio desce). Os relevos encontrados neste tipo de trocador, são as tubulações por onde circula o fluido refrigerante em seu interior, nos refrigeradores antigos, onde não existiam processos de degelo automático, eram comuns os furos dessas tubulações por nossas "mulheres" (mamães, esposas), com facas para quebrar o gelo e acelerar o processo de descongelamento.

Aqui teremos outro tipo de evaporador usado em refrigeradores, conhecidos como evaporadores de placa fria, muito similar com o evaporador citado acima. Em alguns refrigeradores pode se encontrar duas placas no mesmo equipamento, um fazendo o processo de congelamento de produtos e outro de resfriamento, tudo em um mesmo ciclo frigorifico.


 Aqui temos  trocadores tubular aletado, que normalmente tem sua troca através da convecção forçada, onde um ventilador força o ar a passar por ele,onde o trocador da direita tem grande utilidade em refrigeradores e processos de baixa temperatura e o da esquerda muito utilizado em condicionadores de ar. Nas imagens abaixo, poderemos ver outros tipos de evaporadores forçado a ar.





Existem também os trocadores muito utilizados em sistemas de climatização automotivo, e chegando a pouco tempo para uso em equipamentos condicionadores de ar e refrigeração em geral, que são os trocadores de calor por microcanal. O evaporador microcanal possui algumas diferenças em relação ao convencional tubo / aleta. Como seu volume interno chega a ser até 70% menor que o tubo / aleta, tal diminuição representa, em media 30% menos carga de fluido refrigerante em todo equipamento.
Os microcanais são 100% alumínio, o que representa uma maior resistência a corrosão galvânica, equipamento muito mais leve e prolongando a vida útil do evaporador.














Evaporadores a água
 O evaporador Shell in tube (casco e tubo)muito parecido com o condensador, também troca calor a água, que nesta caso com a finalidade de absorver o calor da água afim de resfria-lá. No evaporador ao contrario do condensador, o fluido refrigerante circula pelos tubos, enquanto a água circula pelo casco.










Evaporador Tube in tube (tubo e tubo), muito parecido com o shell in tube, 
porem desenvolvido para acomodação em espaços muito menores, fazendo com que tenha uma grande eficiência em relação com seu parceiro o "shell in tube".
O fluido refrigerante circula por uma das tubulações e a água pela outra,onde as tubulações encontram-se uma dentro da outra, sempre em fluxo contrario para melhor desempenho.




O evaporador a placa, tem o mesmo principio dos trocadores acima, todos absorvem o calor da água, que irá para um próximo processo, podendo ser o fancoil, uma injetora, uma extrusora, etc. Constituído de placa em aço inox, onde o fluido refrigerante circula por um dos lados da placa e a água pelo outro, tem grande eficiência em seu processo de troca de calor, e tem tamanho construtivo inferior que os demais, para uma mesma capacidade dos trocadores a água.

Aqui podemos verificar o processo de funcionamento de alguns desses trocadores.

Evaporador Shell in Tube



Trocador a placas







Nenhum comentário:

Postar um comentário