sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ciclo Frigorifico


Mais uma vez para darmos continuidade no assunto, hoje vamos falar do Condensador, seu funcionamento e características.
Como já vimos anteriormente, o condensador é um trocador de calor que tem a finalidade de dissipar o calor, isto através de trocas de calor com ar, água ou ambas. Desta forma iremos encontrar diversos tipos de condensadores, tais como.

Condensadores a Ar

Este condensador muito utilizado em refrigeradores domésticos, conhecido como condensador aramado, tem como principio a troca de calor com o ar, através da convecção natural, onde o ar se movimenta através da diferença de densidade (ar quente sobe e ar frio desce).


 Aqui temos um trocador tubular aletado, que normalmente tem sua troca através da convecção forçada, onde um ventilador força o ar a passar por ele, como poderemos ver nas figuras abaixo. Esse trocador de calor quando usado como condensador tem seu tamanho superior ao do evaporador, pois ele necessita rejeitar o calor absorvido do ambiente e compressor.










Existem também os trocadores muito utilizados em sistemas de climatização automotivo, e chegando a pouco tempo para uso em equipamentos condicionadores de ar e refrigeração em geral, que são os trocadores de calor por microcanal.O condensador microcanal possui alguns diferenciais em relação ao convencional tubo de cobre e aleta. Como seu volume interno chega a ser até 70% menor que um tubo-aleta, tal diminuição representa, em média, 30% menos carga de refrigerante em todo o equipamento. Os microcanais são 100% em alumínio, o que representa uma maior resistência à corrosão galvânica, prolongando a vida útil do condensador.











Condensadores a água

 O condensador Shell in tube (casco e tubo) já dissipa seu calor para água, que por sua vez vai para um outro processo de troca de calor (torre de resfriamento), que falaremos em postagens a seguir. No condensador o fluido refrigerante circula pelo casco, enquanto a água circula pelos tubos, desta forma o casco deve ser construído com material rígido, em que possa suportar as pressões elevadas do fluido refrigerante.







Condensador Tube in tube (tubo e tubo), muito parecido com o shell in tube, porem desenvolvido para acomodação em espaços muito menores, fazendo com que tenha uma grande eficiência em relação com seu parceiro o "shell in tube".
Este modelo de trocador tem sido muito utilizado em equipamentos para aquecimento de piscinas, o fluido refrigerante circula por uma das tubulações e a água pela outra,onde as tubulações encontram-se uma dentro da outra, sempre em fluxo contrario para melhor desempenho.



O condensador a placa, tem o mesmo principio dos trocadores acima, todos dissipam o calor para água, que irá para um próximo processo, "com isso sempre iremos precisar de um torre de resfriamento". Constituído de placa em aço inox, onde o fluido refrigerante circula por um dos lados da placa e a água pelo outro, tem grande eficiência em seu processo de troca de calor, e tem tamanho construtivo inferior que os demais, para uma mesma capacidade dos trocadores a água.



Aqui podemos verificar o processo de funcionamento de alguns desses trocadores.



Condensador Shell in Tube




Trocador a placas





Existem também condensadores evaporativos, que são evaporativos são formados por uma espécie de torre de resfriamento de tiragem mecânica, no interior da qual é instalada uma série de tubos, por onde escoa o fluído frigorífico figura ao lado. No topo destes condensadores são instalados bicos injetores que pulverizam água sobre a tubulação 34 34 de refrigerante. A água escoa, em contracorrente com o ar, em direção a bacia do condensador. O contato da água com a tubulação por onde escoa o refrigerante provoca a sua condensação. Ao mesmo tempo uma parcela da água evapora e, num mecanismo combinado de transferência de calor e massa entre a água e o ar, esta última é também resfriada. A água que chega à bacia do condensador é recirculada por uma bomba, e a quantidade de água é mantida através de um controle de nível (válvula de bóia), acoplado a uma tubulação de reposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário