domingo, 21 de agosto de 2016

Fundamentos da Refrigeração


Após falarmos de pressão, não podemos deixar de falar do vácuo e sua importância no funcionamento do processo frigorifico.

Vácuo

Na química, física e no nosso cotidiano, podemos dizer que vácuo é ausência relativa de matéria.
Em refrigeração, utilizamos o vácuo para abaixar a temperatura de evaporação da água.
Em nossos sistemas de condicionadores de ar,e refrigeração em geral, iremos utilizar o vácuo na unidade mícrons (µ).


Desta forma, podemos verificar, quanto "menor" o valor do vácuo (maior o vácuo no sistema), menor será a temperatura de evaporação da água, com isso, podemos dizer que quando realizado vácuo no sistema, maior a possibilidade de umidade existente no sistema evaporar com temperatura ambiente, e com isso ser eliminado pela bomba de vácuo, ferramenta este responsável de executar a retirada da umidade e os gases incondensavéis do circuito fechado do sistema de refrigeração e climatização.
 Capacidades: 1,8cfm; 5cfm; 7cfm; 12cfm; 18cfm etc.
 Com duplo estágio as bombas de alto vácuo são as mais indicadas  para os processos de desidratação dos sistemas..
Mas, temos que lembrar de um pequeno detalhe, a bomba de vácuo é a responsável por realizar o vácuo, porém não a responsável pela medição do mesmo, para isso deve-se utilizar o instrumento de medição de vácuo.
Vacuômetro


Poderemos verificar em qualquer manual técnico (instalação - IOM), que os fabricantes solicitam um vácuo minimo de 500 mícrons (µ), para garantir que o sistema esteja totalmente sem umidade.
Abaixo temos o link da pagina da carrier, com um arquivo em pdf de um split piso teto, onde a pagina 36, está explicando os procedimentos para o vácuo e os limites para seu equipamento.
Lembrando que devemos sempre levar em consideração as informações dos fabricantes.

http://cdn.carrierdobrasil.com.br/downloads_docs/b95fa-IOM-Space_42XQM_256.08.731-D-01-15--view-.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário